Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

Quase 100% dos criadores de conteúdo no YouTube já usam IA generativa

Quase 100% dos criadores de conteúdo no YouTube já usam IA generativa

Pesquisa encomendada pela plataforma mostra que criadores de conteúdo consideram que IA permite acesso a mais recursos e eleva qualidade das produções

YouTube – Criadores de conteúdo no Brasil já adotaram em massa a inteligência artificial generativa (GenAI), segundo uma pesquisa encomendada pelo YouTube e conduzida pela Radius. O levantamento mostra que 96% dos entrevistados afirmam utilizar ferramentas de GenAI, como o ChatGPT, em sua produção. Apesar da alta adesão, 84% reconhecem que ainda não exploram todo o potencial da tecnologia.

Os dados revelam um forte entusiasmo com o uso da GenAI como ferramenta de democratização do acesso a recursos avançados de produção e storytelling. Entre os criadores, 93% acreditam que a tecnologia permite maior acesso a efeitos especiais, design de produção e cinematografia, nivelando o campo de atuação entre produtores independentes e grandes estúdios.

LEIA: Saiba quando redes vão ter que remover posts por conta própria

“Nos últimos anos, temos visto canais na plataforma florescerem como verdadeiras startups de entretenimento, apostando em novos modelos de produção, construindo estúdios para elevar a qualidade do conteúdo e desvendando novos caminhos criativos. Eles estão forjando novas oportunidades para o entretenimento e os negócios por trás dele e a IA tem tudo para ser uma grande aliada”, afirma Clarissa Orberg, Head de Parcerias com Criadores, Gaming e Shopping do YouTube Brasil.

Outro ponto que empolga os criadores é a possibilidade de expansão internacional. Para 93% dos entrevistados, a GenAI pode facilitar a exportação de conteúdo por meio de dublagens automatizadas.

“No YouTube, já utilizamos a IA para sugerir conteúdos aos usuários, criar legendas automáticas e manter a plataforma segura para toda a comunidade ao identificar e remover conteúdo nocivo. Recentemente, lançamos nossa ferramenta de dublagem automática que usa IA para oferecer uma nova maneira de conexão dos criadores com comunidades ao redor do mundo. É uma tecnologia tão incrível que consegue simular ritmo e entonação da fala original, criando uma conexão mais autêntica com quem está assistindo”, explica Clarissa.

A pesquisa também aponta que o suporte criativo é a principal razão para o uso da IA: 98% dos criadores disseram contar com a GenAI principalmente para estimular a criatividade. Entre os principais benefícios apontados estão a geração de novas ideias (35%), a produção de conteúdo com mais qualidade (30%) e a economia de tempo (26%).

“Estamos vivenciando uma nova era na criação e disseminação de histórias, onde a IA atuará não apenas como facilitadora, mas como amplificadora dessas vozes”, conclui Clarissa.

(Com informações de TI Inside)
(Foto: Reprodução/Freepik/garakta_studio)

Compartilhe:

Outras publicações