Destaque

Quase 30 mil servidores federais recebem formação em inteligência artificial

Servidores federais – O governo federal já formou 28 mil servidores públicos em temas relacionados à inteligência artificial (IA) e pretende ampliar esse número para 115 mil até o final de 2026. A iniciativa faz parte da Rede Amplia, programa coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em parceria com o Serpro.

O Serpro é responsável pela trilha voltada a gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), área estratégica para o avanço da digitalização do Estado. A formação contribui diretamente para a implementação da Estratégia Federal de Governo Digital e do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA).

LEIA: Cerca de 65% dos jovens até 17 anos já usam IA no Brasil

“Precisamos que todos os servidores compreendam o uso da inteligência artificial e saibam aplicá-la para aumentar a produtividade e o valor público entregue ao cidadão”, disse a coordenadora-geral de Fomento à IA Responsável do MGI, Thaciana Cerqueira.

Dentro da estrutura da Rede Amplia, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) é responsável pela capacitação de altas lideranças, o MGI coordena as formações voltadas à gestão pública e à área de dados, e o Serpro conduz a trilha técnica de gestores de TIC – profissionais encarregados de definir arquitetura, infraestrutura e contratações de soluções em IA.

As formações são planejadas de acordo com os níveis operacional, tático e estratégico, com foco em desenvolver competências técnicas, analíticas e éticas em toda a administração pública. Além disso, o MGI e o Serpro discutem a inclusão dessas habilidades no Plano Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), incentivando que cada órgão público incorpore a formação em IA aos seus próprios planos de capacitação.

(Com informações de Convergência Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik/pch.vector)

Caio Simidzu

Publicado por
Caio Simidzu
Tags: sindical

Veja Também

  • Destaque

Golpe até no luto: site prometem cartas psicografas, e clientes denunciam fraude

Plataformas cobram por suposta comunicação com mortos, usam imagens de pessoas que não são médiuns…

14 horas atrás
  • Destaque

ColaboraGov passa a ter diretrizes para segurança da informação e incidentes cibernéticos

Regras estabelecem como serão tratadas ocorrências envolvendo dados e sistemas operados de forma compartilhada

14 horas atrás
  • Destaque

Mulher tem surto psicótico após acreditar que conversava com irmão morto pelo ChatGPT

Chatbot mencionou conceitos como “ressurreição digital” após mulher pedir ajuda para encontrar irmão falecido

14 horas atrás