Salário médio em TI atinge R$ 7,6 mil no Brasil em 2025, com crescimento de 6,4% em um ano
TI – Os profissionais de tecnologia da informação (TI) no Brasil recebem um salário médio de R$ 7.666,51 em 2025, com um crescimento médio anual de 6,4% desde o quarto trimestre de 2012. Os dados são da Pesquisa de Atividades em Tecnologia da Informação, realizada pelo Seprosp, Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo.
Além da valorização salarial, o setor também apresentou expansão no número de vagas formais. Em 2025, o país registrou 722.541 trabalhadores em TI, um aumento de 3,7% no acumulado do ano até fevereiro. Desde 2012, a média de crescimento anual foi de 4,4%.
LEIA: Adoção de IA pode agregar 13 pontos percentuais ao PIB brasileiro em 10 anos
Estados em destaque
São Paulo continua sendo o principal polo de empregos em TI, concentrando 39,6% dos profissionais do setor no país. No entanto, o estado teve um crescimento modesto de 1,1% em 2025, enquanto a variação em 12 meses ficou negativa (-1,1%).
Outros estados apresentaram desempenho superior à média nacional. Santa Catarina registrou alta de 5,2% no acumulado do ano, e o Piauí teve o maior crescimento, com 12,1%. O Rio de Janeiro também se destacou, com avanço de 7,9%.
Receita do setor avança
Além do aumento salarial, o segmento de TI mostrou forte crescimento em faturamento. Desde 2012, a receita nominal subiu, em média, 7,2% ao ano, ou seja, quase 1% a mais que o aumento médio das remunerações. Em 2025, o faturamento nominal teve alta de 19,5%, enquanto o valor real (descontada a inflação) avançou 18,1%.
A pesquisa foi elaborada com base em dados do RAIS-CAGED e do IBGE, abrangendo todos os trabalhadores formais do setor.
(Com informações de Convergência Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik/gstockstudio)
ChatGPT apostou que cardeais buscariam alguém capaz de unir reformistas e tradicionalistas
Ministra de Relações Institucionais do governo federal, Gleisi Hoffmann se reuniu com conselheiros representantes dos…
Hospital de Amor, no interior de SP, desenvolve soluções com startups para monitorar pacientes do…