Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

São Paulo pode se tornar um dos principais centros de data centers no mundo

São Paulo pode se tornar um dos principais centros de data centers no mundo

Capital paulista hoje reúne cerca de 10% dos data centers do país e se destaca por possuir infraestrutura e mão de obra especializada

Data centers – A medida provisória que antecipa partes da reforma tributária e elimina encargos fiscais para data centers instalados no Brasil deve ser homologada ainda esta semana pelo governo federal, o que pode posicionar São Paulo como um dos principais centros globais desse segmento.

Os incentivos previstos incluem isenção de 100% em tributos federais sobre investimentos no setor, redução do Imposto de Importação para equipamentos de TI não produzidos nacionalmente e isenção total de taxas sobre exportações de serviços gerados por esses centros.

LEIA: Polícia Federal prende grupo criminoso acusado de fraudar plataforma gov.br

No contexto nacional, São Paulo já é o maior polo de data centers do Brasil, abrigando cerca de 10% de todas as unidades do país. Essas estruturas englobam empresas dedicadas ao processamento, armazenamento, hospedagem de dados, aplicativos e sistemas de informação, entre outras atividades correlatas.

Pedro Rebelo, diretor-executivo de Negócios Internacionais da São Paulo Negócios e especialista em Investimentos Externos no Brasil, ressalta que a cidade é o principal centro econômico da América do Sul, responsável por 10% do PIB nacional e sede de 63% das empresas estrangeiras no país.

“A metrópole paulista é detentora de infraestrutura de comunicação, energia e a mão de obra qualificada necessárias para a instalação e manutenção desses equipamentos. Somos ainda a sede de grandes empresas de tecnologia brasileiras, americanas, europeias e chinesas. O governo municipal ainda incentiva esse setor com um imposto sobre serviço de 2,9%, perto do mínimo possível pela legislação vigente”, afirma.

O especialista complementa que a alta densidade populacional e o elevado uso de internet na região são fatores estratégicos. “Esses dados por si colocam a capital paulista em vantagem entre outros municípios nacionais e internacionalmente. Aliado a isso, o governo municipal está atento e incentiva o desenvolvimento do setor de tecnologia, bem como está em busca constante de aperfeiçoamento do ambiente de negócios local”.

Em 2024, o setor movimentou R$53 bilhões, com arrecadação em ISS de R$1,4 bilhão — equivalente a 5% da receita total do município.

(Com informações de TI Inside)
(Foto: Reprodução/Freepik/DC Studio)

Compartilhe:

Outras publicações