Sindpd-MT participa de encontro no MPT sobre incentivo às mediações
Incentivo às mediações – A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Processamento de Dados do Mato Grosso (Sindpd-MT), Lucimar Arruda, participou nesta terça-feira (25) de encontro organizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-MT) para uma apresentação do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupia).
O evento foi mais uma iniciativa do esforço do MPT para incentivar a negociação e reduzir a judicialização de conflitos trabalhistas. O Nupia atua em procedimentos de mediação de forma permanente e especializada para resolver conflitos coletivos trabalhistas, promovendo acordos entre as partes.
LEIA: Novo curso do Sindplay: Imersão em IA – A arte da sonoridade
“Além de garantir resoluções mais ágeis, a mediação contribui para a redução dos custos processuais e para a diminuição da sobrecarga do judiciário, beneficiando toda a sociedade”, explica o Nupia, que é coordenador pela vice-procuradora geral do Trabalho, Maria Aparecida Gurgel.
Foi apresentado ao público o Protocolo de Mediação, documento que orienta a condução das mediações, estabelecendo diretrizes claras e objetivas para a construção de soluções consensuais. O objetivo era ampliar o conhecimento do público presente, que incluiu sindicalistas, advogados e outros membros da comunidade jurídica, sobre as vantagens da mediação.
Apesar de o MPT atuar há anos na mediação de conflitos coletivos, o Nupia foi criado para oferecer uma estrutura especializada nessa prática. Desde então, o MPT registrou um avanço significativo nas mediações, realizando mais de 6,5 mil de janeiro de 2021 a dezembro de 2023.
(Foto: Divulgação)
Nova norma libera uso de computação em nuvem para informações reservadas e secretas, desde que…
Apesar de criança ter tido conversa inocente com chatbot, relato viral do pai trouxe debate…
Com mais de 300 mil vagas abertas, empresas do setor têm adotado modelos flexíveis de…