Sindpd-SP chega a acordo com empresa do grupo Crefisa para indenizar trabalhadores demitidos
Acordo – Nesta terça-feira (08), o Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) chegou a um acordo com a Crefitech, empresa do grupo Crefisa, para indenizar 75 trabalhadores que foram alvo de um processo de demissão em massa, ocorrido em agosto deste ano. O acordo totaliza mais de R$ 1 milhão em verbas indenizatórias para os ex-funcionários lesados.
No acordo assinado nesta terça, a empresa também se compromete a negociar previamente com o sindicato na hipótese de dispensa – sem justa causa – de percentual superior a 5% do quadro de funcionários da companhia no mesmo mês. O documento foi enviado para o juízo da 34ª Vara do Trabalho de São Paulo, para que a sua homologação seja efetivada.
No acordo, a Crefitech se compromete a garantir a cada um dos 75 ex-funcionários:
– Pagamento de um salário nominal em até 15 dias após ciência da homologação do acordo
– Pagamento de um mês de Vale-Alimentação em até 15 dias após ciência da homologação do acordo
– Pagamento de um mês de Vale-Refeição em até 15 dias após ciência da homologação do acordo
– Disponibilização de um mês de assistência médica em até 30 dias após ciência da homologação do acordo
– Disponibilização de curso de recolocação profissional em até 30 dias após ciência da homologação do acordo
Em caso de descumprimento do acordo, a empresa pagará uma multa de 10% sobre o valor não pago no prazo estipulado. O curso de recolocação profissional ficará disponível aos trabalhadores até o dia 31/12/2024.
Após receber denúncias da realização de demissões coletivas na empresa, em agosto, o sindicato ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) contra a Crefitech por conta de as demissões terem sido realizadas sem prévia negociação com entidade sindical, desrespeitando o Tema 638 do Supremo Tribunal Federal (STF).
“A intervenção sindical prévia é exigência procedimental imprescindível para a dispensa em massa de trabalhadores”, diz o Tema 638 do STF.
As denúncias dos trabalhadores da companhia apontam que as demissões ocorreram, em São Paulo, após uma consultoria sugerir à Crefitech a demissão de cerca de 75% do quadro de funcionários.
(Foto: Reprodução)
Nova norma libera uso de computação em nuvem para informações reservadas e secretas, desde que…
Apesar de criança ter tido conversa inocente com chatbot, relato viral do pai trouxe debate…
Com mais de 300 mil vagas abertas, empresas do setor têm adotado modelos flexíveis de…