Destaque

Sindplay completa dois anos como referência de qualificação em TI

Sindplay – Quando foi lançado, em agosto de 2023, como uma iniciativa da Fenati (Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação), o Sindplay buscava atender a uma necessidade real dos profissionais de TI: manterem-se atualizados às tendências e demandas do setor, com cursos acessíveis a qualquer momento.

Dois anos depois, a plataforma se consolidou como um exemplo de inovação na atuação sindical, com mais de 20 mil alunos já cadastrados. Em modelo de streaming, o Sindplay foi apelidado de “Netflix de TI” pela mídia especializada e recebeu o Prêmio SindiMais 2024 na categoria Inovação e Transformação Digital no ano passado. Sócios e contribuintes dos sindicatos filiados à federação sindical têm bolsa integral para acessar qualquer curso da plataforma.

LEIA: Sindplay: o maior streaming de TI do Brasil

O presidente da Fenati, Emerson Morresi, destaca a evolução e os resultados do projeto neste período, e comemorou o sucesso da iniciativa que inova a forma como os sindicatos podem atender à sua base.

“Estes dois anos confirmaram que estamos no caminho certo. Rapidamente o Sindplay se tornou uma ferramenta estratégica não apenas para a qualificação individual, mas para o fortalecimento de toda a categoria de TI. É com orgulho que vemos como esta iniciativa inovadora tem impactado positivamente a carreira de milhares de profissionais”, afirmou Morresi.

A plataforma foi pensada como resposta ao desalinhamento entre a formação acadêmica e as demandas reais do mercado. Desenvolvido em parceria com a Academia Forense Digital (AFD), o catálogo atual oferece mais de 140 cursos, abrangendo desde fundamentos técnicos até especializações em tecnologias emergentes.

Entre as áreas abordadas estão cibersegurança, desenvolvimento de software, administração de sistemas e redes, ciência de dados, inteligência artificial, gestão de projetos de TI e blockchain. A plataforma também inclui conteúdo complementar com foco em soft skills, saúde mental e conhecimentos gerais, tópicos cada vez mais essenciais para o crescimento profissional.

Impulsionando carreiras

Os depoimentos de usuários comprovam o sucesso da iniciativa. O analista de dados Kleber Simão relata que a plataforma já se tornou essencial para seu desenvolvimento profissional. Ele começou a utilizar o Sindplay logo quando foi lançado, atraído pela proposta de cursos acessíveis e de qualidade.

“O que mais me chamou a atenção foi justamente a variedade de temas e a oportunidade de aprender de forma prática, com conteúdos alinhados às demandas do mercado. A qualidade dos cursos me surpreendeu positivamente. As aulas são bem estruturadas, objetivas e com linguagem clara, o que facilita muito a absorção do conteúdo. Além disso, percebo uma constante atualização dos temas, o que mostra o cuidado em manter a plataforma alinhada às tendências”, afirma.

Sua expectativa inicial em relação à plataforma se confirmou após dois anos de uso, com os aspectos que atraíram seu interesse sendo os pontos que se destacam para ele agora. “Entre os pontos positivos, destaco a acessibilidade, a flexibilidade de aprender no meu ritmo e a relevância do conteúdo para o mercado de TI. É um aplicativo que realmente faz diferença e recomendo para todos os colegas da área.”

Juliana Araújo, analista de implantação PL e estudante de Engenharia de Software, conta que o Sindplay a auxilia tanto no trabalho, quanto nos estudos. Ela aderiu à ferramenta no ano passado, após ver diversas recomendações de contatos no LinkedIn. O fato de ser voltado aos profissionais de TI foi o que chamou sua atenção no primeiro momento.

“O catálogo me surpreendeu pela variedade e relevância: vai de desenvolvimento a temas de liderança e inovação. Quanto à qualidade, é um ponto forte. O conteúdo é claro e bem produzido, direto ao que interessa, algo que valorizo bastante com a correria do dia a dia. A facilidade e a curadoria bem-feita são os destaques para mim, pois economiza tempo e entrega valor”, avalia.

Ambos os usuários concordam que o Sindplay já contribuiu com seu aprimoramento profissional, permitindo não apenas a aquisição de novos conhecimentos, mas também a aplicação prática imediata em suas atividades.

“Os cursos já trouxeram impacto real na minha carreira, especialmente em projetos onde pude aplicar novas abordagens de automação e análise de dados. É aquele tipo de aprendizado que a gente percebe que dá retorno rápido”, diz Juliana.

“As aulas tiveram impacto direto na minha carreira. Consegui aprimorar habilidades, me atualizar e até conquistar novas oportunidades profissionais, pois o aprendizado adquirido no Sindplay me deu mais confiança para enfrentar desafios e agregar valor no meu trabalho”, acrescenta Kleber.

A metodologia do Sindplay combina rigor técnico com acessibilidade, atendendo desde iniciantes até profissionais experientes. O catálogo é atualizado semanalmente com novos cursos alinhados às demandas do mercado, sendo os de cibersegurança, forense digital e inteligência artificial os mais demandados. Os cursos oferecem conteúdo programático com carga horária e emissão de certificado.

O próximo passo para a Fenati é seguir trabalhando para expandir o acesso à plataforma a mais lugares e alcançar todo o país, reafirmando o papel sindical na promoção da qualificação profissional contínua como elemento essencial para o desenvolvimento do setor de tecnologia.

Julia Stoever

Publicado por
Julia Stoever
Tags: sindical

Veja Também

  • Destaque

Bibliotecas recebem pedidos de livros inexistentes recomendados por IAs

ChatGPT e outros chatbots têm sugerido obras fictícias para usuários, que vão em busca dos…

5 horas atrás
  • Destaque

Google apresenta Modo IA: veja como usar a nova forma de buscar informações

Neste modo, resultados das buscas são resumidos por inteligência artificial generativa de forma semelhante ao…

5 horas atrás
  • Destaque

Regras da CBS são detalhadas pela Receita Federal em live técnica

Transmissão abordou a ordem legal de utilização de créditos, transferências automáticas e ajustes técnicos da…

6 horas atrás