Antes do lançamento, um terço dos brasileiros já conhece o Pix Automático
Pix Automático – O Pix Automático será lançado oficialmente em 16 de junho, mas 32% dos brasileiros afirmam já ter conhecimento sobre o novo recurso. Além disso, 30% declaram que com certeza usarão a ferramenta, enquanto outros 60% avaliam a possibilidade de adotá-la, somando 90% que planejam experimentá-la. Os números são parte de um estudo encomendado pela empresa de pagamentos Adyen à Opinion Box.
Com o Pix Automático será possível quitar despesas periódicas, como de energia, telefone, instituições de ensino, academias, condomínios, assinaturas, entre outras. Nesse formato, a companhia disponibiliza essa opção como método de pagamento e o consumidor autoriza a liquidação das faturas via Pix. O cliente é quem estabelece condições, como o limite máximo de cada transação e se utilizará ou não crédito pré-aprovado.
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Os participantes da pesquisa indicaram como principais aplicações do “Pix Automático” o pagamento de despesas residenciais, como água, luz e internet (55%), de serviços de streaming (34%) e de academias (24%). Além disso, mencionam entre as vantagens a conveniência de não precisar lembrar de efetuar o pagamento (55%) e a chance de prevenir atrasos ou multas (46%).
Contudo, para que essa nova versão do Pix possa rivalizar com o débito automático e o próprio cartão de crédito, os consumidores aguardam benefícios, como cashback (47%), ausência de taxas (37%) e cancelamento descomplicado (25%).
“A adoção de novas modalidades do Pix está sujeita a uma curva de aprendizado gradual entre os consumidores. No entanto, a popularidade do método de pagamento registrada até agora deve acelerar esse processo, especialmente entre grupos populacionais com menos acesso a crédito”, avalia Renato Migliacci, vice-presidente de vendas da Adyen Brasil.
De acordo com Rodrygo Moço, diretor de produtos para América Latina da Adyen, o Pix é parte essencial da oferta de pagamento da companhia, que vê oportunidades de agregar valor à ferramenta.
“Quando a gente vê o Pix Automático, por exemplo, é óbvio que temos de oferecer isso aos clientes. O usuário tem um ganho de experiência, é mais fácil gerenciar as assinaturas, e também traz novos consumidores que não tinham acesso ao cartão de crédito. E para as empresas pode ser mais barato do que o cartão e, com o Pix, elas recebem na hora, e não em 30 dias”, aponta.
A pesquisa conduzida pela Opinion Box foi realizada nacionalmente de 14 a 28 de abril, com a participação de 2.269 consumidores que têm contas bancárias e que realizaram ao menos uma transação Pix nos últimos 90 dias.
(Com informações de Valor Econômico)
(Foto: Reprodução/Freepik/wayhomestudio)
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