Destaque

Antes do lançamento, um terço dos brasileiros já conhece o Pix Automático

Pix Automático – O Pix Automático será lançado oficialmente em 16 de junho, mas 32% dos brasileiros afirmam já ter conhecimento sobre o novo recurso. Além disso, 30% declaram que com certeza usarão a ferramenta, enquanto outros 60% avaliam a possibilidade de adotá-la, somando 90% que planejam experimentá-la. Os números são parte de um estudo encomendado pela empresa de pagamentos Adyen à Opinion Box.

Com o Pix Automático será possível quitar despesas periódicas, como de energia, telefone, instituições de ensino, academias, condomínios, assinaturas, entre outras. Nesse formato, a companhia disponibiliza essa opção como método de pagamento e o consumidor autoriza a liquidação das faturas via Pix. O cliente é quem estabelece condições, como o limite máximo de cada transação e se utilizará ou não crédito pré-aprovado.

LEIA: Governo dá início à criação do Plano Nacional de Cibersegurança

Os participantes da pesquisa indicaram como principais aplicações do “Pix Automático” o pagamento de despesas residenciais, como água, luz e internet (55%), de serviços de streaming (34%) e de academias (24%). Além disso, mencionam entre as vantagens a conveniência de não precisar lembrar de efetuar o pagamento (55%) e a chance de prevenir atrasos ou multas (46%).

Contudo, para que essa nova versão do Pix possa rivalizar com o débito automático e o próprio cartão de crédito, os consumidores aguardam benefícios, como cashback (47%), ausência de taxas (37%) e cancelamento descomplicado (25%).

“A adoção de novas modalidades do Pix está sujeita a uma curva de aprendizado gradual entre os consumidores. No entanto, a popularidade do método de pagamento registrada até agora deve acelerar esse processo, especialmente entre grupos populacionais com menos acesso a crédito”, avalia Renato Migliacci, vice-presidente de vendas da Adyen Brasil.

De acordo com Rodrygo Moço, diretor de produtos para América Latina da Adyen, o Pix é parte essencial da oferta de pagamento da companhia, que vê oportunidades de agregar valor à ferramenta.
“Quando a gente vê o Pix Automático, por exemplo, é óbvio que temos de oferecer isso aos clientes. O usuário tem um ganho de experiência, é mais fácil gerenciar as assinaturas, e também traz novos consumidores que não tinham acesso ao cartão de crédito. E para as empresas pode ser mais barato do que o cartão e, com o Pix, elas recebem na hora, e não em 30 dias”, aponta.

A pesquisa conduzida pela Opinion Box foi realizada nacionalmente de 14 a 28 de abril, com a participação de 2.269 consumidores que têm contas bancárias e que realizaram ao menos uma transação Pix nos últimos 90 dias.

(Com informações de Valor Econômico)
(Foto: Reprodução/Freepik/wayhomestudio)

Caio Simidzu

Publicado por
Caio Simidzu
Tags: sindical

Veja Também

  • Destaque
  • Notícias

Homem tem remissão do HIV seis anos após transplante de células-tronco

Transplante foi realizado para tratamento de leucemia, mas fez com que infecção com HIV entrasse…

11 horas atrás
  • Destaque
  • TI

Novas regras de IA do WhatsApp colocam Meta sob investigação na União Europeia

Bloco europeu avalia impor medidas provisórias que podem suspender temporariamente políticas de IA da Meta…

12 horas atrás
  • Destaque
  • Notícias

Roblox é bloqueado na Rússia acusado de conteúdo impróprio para crianças

Órgão regulador afirmou que plataforma norte-americana dissemina matérias que podem “prejudicar o desenvolvimento espiritual e…

12 horas atrás