Para que as empresas estejam de acordo com as normas da LGPD, o profissional de TI será necessário
A Lei Geral de Proteção de Dados, trata sobre os dados pessoais que são cedidos às empresas por meio online, ela normatiza o seu uso, compartilhamento e obtenção. É importante que as empresas estejam de acordo com a LGPD já para o ano de 2021.
O advogado Bruno Faigle explica que “para que as empresas estejam em compliance com a LGPD, tanto profissional da área de TI quanto da área jurídica serão indispensáveis”.
O profissional de TI é aquele que irá proteger de forma efetiva os dados, junto aos gestores da empresa, este auxiliará em algumas políticas de uso dos equipamentos, medidas de segurança online, backups, reforços de senhas, bloqueios automáticos de acesso, assinatura dos termos de responsabilidade e definirá quem poderá acessar ou não certo programa.
Já o profissional da área jurídica irá desenvolver e implantar as políticas de proteção de dados, normas internas, regras de governança corporativa etc, sempre em conformidade com a legislação exigida.
Ambos os profissionais entregarão maior segurança e confiabilidade, tanto para as empresas quanto para os clientes, pois, seguindo normas e políticas de compliance bem definidas e atuais, os riscos para a empresa e seus clientes reduzem.
O advogado finaliza: “estar em compliance com a LGPD minimiza futuros dissabores entre empresa e seus clientes, bem como gera, para a empresa, maior confiabilidade no mercado”, porém, deve se estar atento, que este processo deve ser obedecido no dia a dia da empresa, e, todos os participantes todos devem estar cientes de sua responsabilidade no manuseio dos dados”.
Fonte: IP News
Denúncia aponta que subsidiárias da Apple teriam usado minerais saqueados por grupos armados
Nova campanha do sindicato de TI paulista explica cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho através…
Medida altera a regra atual sobre o trabalho aos domingos e feriados, que desde 2021…