Após a mesa de conciliação realizada em Brasília, profissionais participaram de assembleia para votar os próximos direcionamentos com o fim da paralisação
Nesta quinta-feira, 21, mais de cem trabalhadores da Cobra Tecnologia marcaram presença na primeira assembleia realizada após a mesa de conciliação realizada em Brasília, na tarde desta quarta, 20, para deliberar a proposta do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o fim da greve.
O integrante da Organização no Local de Trabalho (OLT) Wildston Xavier de Mesquita, um dos participantes da mesa de conciliação, explicou aos colegas que a proposta do TST sugere que a empresa renuncie aos descontos dos dias de greve, que foram efetuados no holerite do mês de junho, e devolva aos trabalhadores grevistas o que foi descontado até o dia 6 de julho, podendo haver antecipação, se possível.
Outra perspectiva abordada pelo Tribunal prevê que o dissídio seja levado a julgamento para conseguir a manutenção das cláusulas sociais e o reajuste salarial do ano de 2017 pela variação do INPC, retroativamente à data-base. A estimativa é de que o julgamento ocorra no dia 10 de setembro.
Por maioria de votos, a proposta foi aprovada, e os trabalhadores voltam aos seus postos de trabalho nesta sexta-feira, às 12h. O diretor Celso Lopes elogiou a coragem dos trabalhadores em aderir à greve. “Não é fácil, porque cada um de vocês tem suas famílias, e dizer para eles que você não está indo trabalhar por uma causa, seja ela qual for, porque nem todos tem o mesmo entendimento e muitas vezes somos cobrados por isso”, disse. “Os colegas de outros estados também mostraram seu brio quando se posicionaram contrários às ações de suas pseudolideranças”.
Para manter a união da categoria, que levou os trabalhadores a lutarem pelos seus direitos, os funcionários também decidiram, por maioria de votos, se manterem em estado de greve. A iniciativa aprovada pelos trabalhadores é um alerta à Cobra Tecnologia de que uma nova paralisação não está definitivamente descartada.
Denúncia aponta que subsidiárias da Apple teriam usado minerais saqueados por grupos armados
Nova campanha do sindicato de TI paulista explica cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho através…
Medida altera a regra atual sobre o trabalho aos domingos e feriados, que desde 2021…