Para trabalhadores, IA aumentou demanda e contribui para esgotamento
Esgotamento – A incorporação de soluções baseadas em inteligência artificial generativa não tem se tornado um alívio para os trabalhadores. Pelo contrário: segundo levantamento do Upwork Research Institute, a tecnologia tem elevado a carga de trabalho e dificultado o cumprimento de objetivos. Os dados foram divulgados recentemente.
O estudo mostra que 77% dos trabalhadores enxergam a IA como um fator de complicação, ao ampliar as demandas em vez de reduzi-las. Quase metade deles (47%) afirma não saber como atender às expectativas de produtividade impostas pelas empresas, enquanto 40% consideram as exigências simplesmente excessivas.
LEIA: Ferramentas que monitoram home office são permitidas, mas devem seguir regras
Com 2,5 mil entrevistados entre gestores, empregados fixos e freelancers, a pesquisa aponta para um descompasso entre a visão de contratantes e a de contratados. Enquanto os empregadores projetam ganhos, os trabalhadores relatam pressão:
• 96% dos líderes acreditam que a IA vai impulsionar a produtividade, ajudando no cumprimento das tarefas;
• 81% reconhecem, contudo, que a tecnologia aumentou a carga sobre suas equipes nos últimos 12 meses;
• Entre os trabalhadores, 71% relataram sinais de esgotamento e 65% disseram ter dificuldades para atingir as metas estipuladas;
• Como reflexo, 33% dos profissionais não descartam pedir demissão nos próximos seis meses devido à sobrecarga.
O cenário tem contribuído para o crescimento de casos de Síndrome de Burnout, transtorno associado ao estresse crônico no trabalho, que pode levar a exaustão mental, física, sensação de ineficácia e até depressão. Especialistas reforçam a necessidade de acompanhamento médico e ajustes no ambiente corporativo para reduzir a pressão.
Outro ponto levantado é a contratação de freelancers como saída para manter ou até superar os níveis de produtividade. Cerca de 80% dos gestores consideram esse recurso fundamental para os negócios.
De acordo com Kelly Monahan, diretora do Upwork Research Institute, os problemas estão ligados à forma como as empresas vêm implantando a tecnologia. Muitas organizações adotam a IA sem abandonar práticas tradicionais de gestão, o que limita seus benefícios.
“Embora seja possível que a IA aumente a produtividade e, ao mesmo tempo, melhore o bem-estar dos funcionários, isso exigirá uma mudança profunda na forma como organizamos talentos e fluxos de trabalho”, afirmou Monahan em entrevista à Forbes.
Ela destaca ainda que ajustes são necessários para melhorar o cenário. Entre as medidas para as empresas estão: contratar colaboradores externos, adotar novas métricas de desempenho e priorizar profissionais com habilidades em IA.
Já para os trabalhadores, a recomendação é investir em treinamentos e dar retorno constante aos gestores, colaborando na formulação das estratégias da companhia.
(Com informações de TecMundo)
(Foto: Reprodução/Freepik/DC Studio)
Programas vigiam navegação e podem até fazer gravações; prática é permitida por lei, mas exige…
Dispositivo semelhante a uma pistola de cola quente permite a colocação de enxertos criados durante…
Aprovados em lista de espera na primeira edição do CNU têm até dia 18 para…