Legislação

Ministro do Trabalho descarta mudanças em seguro-desemprego e multa do FGTS

Seguro-desemprego e multa do FGTS – Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho comentou supostas mudanças que incluiriam descontar das parcelas de seguro-desemprego o valor da multa sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), paga pelo empregador ao funcionário demitido.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a mudança no seguro-desemprego é uma das principais medidas que constam em estudos da equipe econômica do governo para a revisão de gastos públicos, sob o comando do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

LEIA: INSS automatiza concessão de auxílio-doença após decisão judicial

“Nunca fomos procurados para essa discussão. Portanto, se o tema é trabalho e não fomos provocados, nem procurados e nem envolvidos, o debate não existe. É fake.”

Nesta quarta-feira (23), a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) também tratou como informações falsas notícias divulgadas a respeito das mudanças na multa do FGTS, em nota à imprensa.

Segundo a Folha, a avaliação da equipe econômica é de que, quanto maior o salário do trabalhador, maior tende a ser seu saldo no fundo de garantia. Consequentemente, o valor da multa – que seria abatido das parcelas, segundo a proposta negada pela Secom.

O jornal ainda afirma que a medida é vista por ala do governo como uma forma de desestimular trabalhadores que “cavam” a própria demissão, além de manter o efeito punitivo a empresas que demitem muito.

(Com informações da coluna Painel do jornal Folha de S. Paulo)
(Foto: Reprodução)

Vini

Publicado por
Vini
Tags: sindical

Veja Também

  • Destaque

GSI autoriza armazenamento de dados sigilosos em nuvem

Nova norma libera uso de computação em nuvem para informações reservadas e secretas, desde que…

12 horas atrás
  • Destaque

Caso de menino ‘amigo’ do ChatGPT reacende alerta sobre laços emocionais com IAs

Apesar de criança ter tido conversa inocente com chatbot, relato viral do pai trouxe debate…

12 horas atrás
  • Destaque

Empresas de TI apostam em times híbridos para atrair profissionais qualificados

Com mais de 300 mil vagas abertas, empresas do setor têm adotado modelos flexíveis de…

13 horas atrás