Tribunal Superior do Trabalho valida rescisão indireta por discriminação salarial
Discriminação salarial – Uma decisão recente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) garantiu a rescisão indireta do contrato de trabalho para uma empregada que recebia salário inferior comparado ao de funcionários na mesma função.
A rescisão indireta é uma prática que garante ao trabalhador o recebimento de verbas rescisórias como multa de 40% sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), seguro-desemprego e demais benefícios previstos em dispensas realizadas.
LEIA: 13º salário não é benefício, é um direito conquistado pelos trabalhadores brasileiros
No caso em questão, a funcionária foi contratada como auxiliar de farmácia em 2012 e promovida a técnica em 2019, mas passou a receber um salário menor do que seus colegas homens que exerciam a mesma função.
A empresa alegou que a diferença salarial estava embasada em um plano de cargos e salários que considerava critérios diversos. No entanto, o ministro relator do caso, José Roberto Pimenta, destacou que não pagar a integralidade do salário devido configura uma das mais graves violações de contrato, especialmente quando contraria o princípio da igualdade salarial garantido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e pela Constituição Federal.
Inicialmente, a Justiça reconheceu a diferença salarial e concedeu o direito à equiparação e à rescisão indireta. Contudo, após recurso da empresa ao Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), a decisão foi parcialmente revertida, mantendo apenas o pagamento das diferenças salariais, sem a rescisão indireta.
Inconformada, a mulher recorreu ao TST, que restaurou a decisão original e assegurou o direito à rescisão indireta.
(Com informações de Folha de São Paulo e Contábeis)
(Foto: Reprodução)
Transplante foi realizado para tratamento de leucemia, mas fez com que infecção com HIV entrasse…
Bloco europeu avalia impor medidas provisórias que podem suspender temporariamente políticas de IA da Meta…
Órgão regulador afirmou que plataforma norte-americana dissemina matérias que podem “prejudicar o desenvolvimento espiritual e…