Reunião aconteceu na sede do Sindpd no último dia 17; proposta de reajuste salarial ainda é aquém do que reivindica o Sindicato
Nesta segunda-feira, 17, aconteceu a 3ª rodada do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017 da Unisys. A reunião foi realizada na sede do Sindpd, em São Paulo. As negociações têm sido mediadas pelo Sindicato, que representa a categoria no estado de São Paulo, em parceria com a Feittinf, Federação de âmbito nacional.
A incorporação da Datamec pela Unisys, concluída no ano passado, permitiu que mais 800 trabalhadores de TI passassem a ser representados pelo Sindpd. A compra foi possível depois que a Datamec foi incluída no Programa Nacional de Desestatização (PND) do BNDES.
Apresentada pela empresa, a proposta de reajuste salarial para o ano de 2017 foi de 3,7%. O índice ainda está abaixo do que é reivindicado pelo Sindpd. A proposta do Sindicato é que os salários sejam reajustados com base no Índice do Custo de Vida (ICV) do período, calculado pelo DIEESE, que ficou em 3,26% – acrescido de aumento real de 3%.
Algumas cláusulas econômicas e sociais ainda estão em discussão. A empresa tenta manter o que foi estabelecido no ACT anterior, enquanto o Sindicato luta por melhorias nos benefícios. O reajuste dos pisos salariais, do auxílio-creche e do auxílio-alimentação, bem como as cláusulas referentes à estabilidade, ausências legais, horário noturno e utilização de vestuário, devem ser debatidos nas próximas mesas.
Segundo Celso Lopes, diretor responsável pelas negociações com a empresa, a expectativa para o fechamento do ACT é positiva. “Pretendemos chegar a um acordo definitivo até o início de agosto. A próxima reunião foi agendada para o dia 27 de julho”, explicou. Paulo Roberto de Oliveira, secretário de Finanças do Sindpd e representante da Feittinf, também participa da negociação do ACT 2017.
Denúncia aponta que subsidiárias da Apple teriam usado minerais saqueados por grupos armados
Nova campanha do sindicato de TI paulista explica cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho através…
Medida altera a regra atual sobre o trabalho aos domingos e feriados, que desde 2021…