Notícias

Espanha avalia novas medidas para limitar o uso de smartphones para crianças e adolescentes

Uso de smartphones para crianças e adolescentes – Com o aumento do debate sobre os impactos da tecnologia na saúde física e mental, o governo espanhol tem estudado implementar rótulos de advertência de saúde em smartphones. Inspirado nos rótulos de advertência presentes em maços de cigarro, a medida visa alertar sobre os riscos associados ao uso excessivo desses dispositivos, especialmente entre os jovens.

De acordo com um relatório divulgado pelo jornal El País, especialistas sugerem que os fabricantes incluam informações sobre potenciais efeitos do uso prolongado de celulares, como ansiedade, dependência digital e prejuízos à saúde mental. A proposta é acompanhada de um conjunto de recomendações que tem como objetivo reduzir o impacto da tecnologia no desenvolvimento infantil.

LEIA: Confira 5 estratégias para procurar por concursos públicos

As medidas incluem também a proibição de telas para crianças menores de três anos e restrições para menores de seis; incentivo de uso de “dumbphones” (celulares com funções básica) para adolescentes com menos de 16 anos); proibição do acesso às redes sociais para menores de 12 anos e substituir aplicativos educativos com recompensas instantâneas por métodos analógicos nas escolas.

Essa iniciativa reflete um movimento que tem sido visto em diversos lugares do mundo. A Austrália, por exemplo, vem adotando uma série de medidas rigorosas, como a proibição do uso de redes sociais para menores de 16 anos. Recentemente, a rede social chinesa Tiktok também anunciou que vai restringir filtros de beleza para adolescentes.

(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução)

Vini

Publicado por
Vini
Tags: sindical

Veja Também

  • Destaque

Comando simples ativa modo especialista do ChatGPT; saiba como usar

Profissionais encontraram forma de obter respostas mais técnicas ao utilizar IA generativa

28 segundos atrás
  • Notícias

Golpe do Enem desvia milhões com páginas falsas e deixa vítimas fora da prova

Golpistas criavam páginas falsas semelhantes às oficiais e direcionavam pagamentos da inscrição para suas contas

1 hora atrás
  • Destaque

Saque do FGTS injetou R$ 11 bilhões na economia

Medida provisória beneficiou 10 milhões de trabalhadores, que tiveram seu saldo bloqueado durante o governo…

2 horas atrás