Uso de IA cresce entre jovens, que veem diferencial para conseguir emprego
IA – Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (3) revela que 80% dos jovens brasileiros acreditam que o conhecimento sobre Inteligência Artificial (IA) é um fator determinante para conseguir emprego. O estudo, conduzido pela Nexus e pela Demà, ouviu 2.016 pessoas entre 14 e 29 anos nas 27 unidades da federação, no período de 14 a 20 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Apesar da ampla percepção positiva, 11% dos entrevistados afirmam que o domínio de IA não faz diferença para a obtenção de um emprego, 3% consideram que o conhecimento pode até ser prejudicial e 2% não souberam responder.
LEIA: PF mira hackers por ataques contra Serpro, Dataprev e Exército
No campo educacional, o uso da tecnologia também se destaca. Para 69% dos jovens, as ferramentas de IA podem ajudar no processo de aprendizagem, enquanto 24% avaliam que podem prejudicar e 7% não têm opinião formada.
O levantamento mostra ainda que 83% recorrem à IA para fazer pesquisas gerais ou acadêmicas e que 71% veem utilidade da tecnologia no dever de casa, em trabalhos escolares e nos estudos para provas de escolas, faculdades, universidades ou cursos técnicos. Além disso, 70% utilizam IA para traduzir textos e 67% para resumir ou corrigir publicações.
A pesquisa indica também que 66% usam IA para gerar novas ideias em alguma atividade, 63% criam imagens, 62% escrevem novos textos e 52% empregam a tecnologia na preparação de apresentações ou relatórios.
“É muito representativo que pelo menos metade dos entrevistados confirme que usa IA de alguma forma. Sem dúvida, a Inteligência Artificial é um agente facilitador das nossas demandas diárias, um aliado da eficiência e produtividade. São percepções claramente refletidas nessa pesquisa, que mostra, por exemplo, que a grande maioria dos adolescentes utiliza para ajudar no dever de casa. IA veio para ficar e transformar as nossas jornadas, principalmente as de aprendizado”, destacou o diretor da Demà, Juan Carlos Moreno.
Cursos de Inteligência Artificial no Sindplay
O Sindplay – streaming de formação e capacitação para profissionais de TI – possui cursos de Inteligência Artificial, entre muitas outras áreas da Tecnologia da Informação. Aproveite e não fique para trás no mercado de trabalho! (Conheça o Sindplay clicando aqui)
Criado em parceria com a Academia Forense Digital (AFD), a ferramenta oferece aos alunos material de apoio, emissão de certificado com carga horária e conteúdo programático. O Sindplay já possui mais de 140 cursos disponíveis aos seus quase 20 mil alunos, com valor de mercado que supera os R$ 100 mil.
Além de IA, a plataforma possui cursos na área de segurança da informação, desenvolvimento de softwares, desenvolvimento para a internet, administração de sistemas e redes, ciência de dados, gestão de projetos de TI, blockchain e tecnologias de moedas digitais, entre outras áreas. O Sindplay foi premiado no quesito Inovação e Transformação Digital no prêmio SindMais 2024.
(Com informações de Agência Pública)
(Foto: Reprodução/Freepik/Frolopiaton Palm)
Pesquisa mostra que substância degrada biofilme resistente e aumenta o poder de ação de medicamentos
Relatório estima que instalações devem consumir 106 gigawatts até 2035, muito além dos 40 gigawatts…
Nova técnica usa padrões químicos degradados para revelar bioassinaturas antigas e pode orientar buscas por…