TI

Vagas em TI cresceram em 2023 quase 80%, diz levantamento

Vagas em TI cresceram em 2023 – A quantidade de vagas de emprego na área de Tecnologia da Informação (TI) aumentou 79,6% entre os meses de janeiro e outubro de 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado. É o que revela um levantamento divulgado pelo Banco Nacional de Empregos (BNE) na terça-feira (12).

O site de currículos, que tem mais de 135 mil empresas cadastradas, também informou ter registrado um aumento de mais de 60% no número de candidaturas para as oportunidades no segmento, este ano, apontando uma grande procura pelas carreiras de tecnologia. Já a quantidade de currículos enviados por meio da plataforma subiu 96%.

LEIA: Trabalhadores aprovam pauta do Sinttec para Campanha Salarial 2024

Segundo o diretor de operações do BNE, José Tortato, a pandemia foi um dos principais fatores que contribuíram para a maior demanda por profissionais de TI. Com as restrições provocadas pela covid-19, as empresas passaram a investir cada vez mais na digitalização.

“A transformação digital e a necessidade de adaptação das empresas têm impulsionado a busca por profissionais qualificados, resultando em um aumento significativo no número de vagas abertas. Existem mais vagas abertas do que profissionais qualificados”, ressaltou o executivo, em comunicado.

Oferta de cursos na área também em alta

Mesmo com uma maior quantidade de oportunidades abertas, o número de pessoas aptas a ocupar estes postos ainda é baixo, como destacou Tortato, e o quadro deve continuar assim nos próximos meses. A expectativa da plataforma é que o Brasil apresente um déficit de 53 mil profissionais na área até 2025.

Para mudar o cenário, o especialista sugere a quem tenha interesse em trabalhar com Tecnologia da Informação que invista em capacitação e desenvolvimento de habilidades. De acordo com ele, profissionais atualizados com as últimas tendências do mercado possuem mais chances de se darem bem.

Neste sentido, o Sindicatos dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) lançou o Sindplay, streaming de formação e capacitação para profissionais de TI. (Conheça o Sindplay clicando aqui)

A plataforma possui cursos na área de segurança da informação, desenvolvimento de softwares, desenvolvimento para a internet, administração de sistemas e redes, ciência de dados, inteligência artificial, gestão de projetos de TI, blockchain e tecnologias de moedas digitais, entre outras áreas.

Criado em parceria com a Academia Forense Digital (AFD), a ferramenta oferece aos alunos material de apoio, emissão de certificado com carga horária e conteúdo programático.

O Sindplay – apelidado pela mídia especializada como o “Netflix de TI” – já possui mais de 50 cursos disponíveis aos alunos, com valor de mercado que ultrapassa os R$ 60 mil.

(Fonte: Tecmundo)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Vini

Publicado por
Vini

Veja Também

  • Destaque

Hacker é uma das 10 profissões mais pesquisadas por brasileiros; saiba

Profissionais são cada vez mais requisitados para atuar na prevenção de ataques virtuais que possam…

2 horas atrás
  • Destaque

Saiba como se proteger de ciberataques; Sindplay oferece cursos

Estimativa aponta que prejuízos causados por ciberataques podem superar US$ 10 trilhões por ano até…

4 horas atrás
  • Destaque

Receita libera consulta ao 1º lote de restituição do IR 2025 nesta semana

Primeiro lote da restituição será pago em 30 de maio, mesmo dia do prazo final…

19 horas atrás