Vagas em TI cresceram em 2023 – A quantidade de vagas de emprego na área de Tecnologia da Informação (TI) aumentou 79,6% entre os meses de janeiro e outubro de 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado. É o que revela um levantamento divulgado pelo Banco Nacional de Empregos (BNE) na terça-feira (12).
O site de currículos, que tem mais de 135 mil empresas cadastradas, também informou ter registrado um aumento de mais de 60% no número de candidaturas para as oportunidades no segmento, este ano, apontando uma grande procura pelas carreiras de tecnologia. Já a quantidade de currículos enviados por meio da plataforma subiu 96%.
LEIA: Trabalhadores aprovam pauta do Sinttec para Campanha Salarial 2024
Segundo o diretor de operações do BNE, José Tortato, a pandemia foi um dos principais fatores que contribuíram para a maior demanda por profissionais de TI. Com as restrições provocadas pela covid-19, as empresas passaram a investir cada vez mais na digitalização.
“A transformação digital e a necessidade de adaptação das empresas têm impulsionado a busca por profissionais qualificados, resultando em um aumento significativo no número de vagas abertas. Existem mais vagas abertas do que profissionais qualificados”, ressaltou o executivo, em comunicado.
Oferta de cursos na área também em alta
Mesmo com uma maior quantidade de oportunidades abertas, o número de pessoas aptas a ocupar estes postos ainda é baixo, como destacou Tortato, e o quadro deve continuar assim nos próximos meses. A expectativa da plataforma é que o Brasil apresente um déficit de 53 mil profissionais na área até 2025.
Para mudar o cenário, o especialista sugere a quem tenha interesse em trabalhar com Tecnologia da Informação que invista em capacitação e desenvolvimento de habilidades. De acordo com ele, profissionais atualizados com as últimas tendências do mercado possuem mais chances de se darem bem.
Neste sentido, o Sindicatos dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) lançou o Sindplay, streaming de formação e capacitação para profissionais de TI. (Conheça o Sindplay clicando aqui)
A plataforma possui cursos na área de segurança da informação, desenvolvimento de softwares, desenvolvimento para a internet, administração de sistemas e redes, ciência de dados, inteligência artificial, gestão de projetos de TI, blockchain e tecnologias de moedas digitais, entre outras áreas.
Criado em parceria com a Academia Forense Digital (AFD), a ferramenta oferece aos alunos material de apoio, emissão de certificado com carga horária e conteúdo programático.
O Sindplay – apelidado pela mídia especializada como o “Netflix de TI” – já possui mais de 50 cursos disponíveis aos alunos, com valor de mercado que ultrapassa os R$ 60 mil.
(Fonte: Tecmundo)
(Foto: Reprodução/Shutterstock)
Denúncia aponta que subsidiárias da Apple teriam usado minerais saqueados por grupos armados
Nova campanha do sindicato de TI paulista explica cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho através…
Medida altera a regra atual sobre o trabalho aos domingos e feriados, que desde 2021…