Destaque

Viagens no Mercosul não terão mais cobrança de roaming

Mercosul – O Senado aprovou, na quarta-feira (20), o fim da cobrança de roaming internacional entre os países do Mercosul. A decisão elimina as tarifas extras cobradas atualmente quando brasileiros utilizam serviços de telefonia móvel em viagens à Argentina, Paraguai ou Uruguai. A medida deve beneficiar, principalmente, turistas e moradores de regiões de fronteira.

A mudança foi confirmada com a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 159/2022, que consolida a adesão do Brasil ao acordo já firmado pelos demais integrantes do bloco. O texto já havia passado pela Câmara dos Deputados e agora segue para promulgação.

LEIA: Novo ChatGPT gera onda de reclamações de usuários que ‘perderam um amigo’

Atualmente, o roaming internacional permite que o usuário siga usando seu celular fora do país de origem, mas com cobrança de taxas adicionais por ligações, mensagens e acesso à internet.

Com o novo acordo, essas cobranças deixam de existir dentro do Mercosul. Isso significa que brasileiros em viagem poderão usar o celular nos países vizinhos pagando os mesmos valores praticados pelas operadoras no território nacional. A regra também se aplica aos estrangeiros que visitarem o Brasil.

Compromissos das operadoras

Além de unificar as tarifas, o decreto determina que as prestadoras adotem medidas para dar mais clareza aos consumidores sobre os valores cobrados e reduzir obstáculos ao uso de alternativas ao roaming. Também está prevista a criação de mecanismos para resolver possíveis disputas entre empresas, garantindo qualidade equivalente no serviço oferecido tanto a moradores quanto a visitantes.

Como se trata de um decreto legislativo, não há necessidade de sanção presidencial. Após a promulgação e a publicação no Diário Oficial da União, o fim da cobrança do roaming no Mercosul entrará em vigor 90 dias depois.

(Com informações de Tecmundo)
(Foto: Reprodução/Freepik/Undrey)

Pixel Desenvolvimento

Publicado por
Pixel Desenvolvimento
Tags: sindical

Veja Também

  • Destaque
  • Notícias

Homem tem remissão do HIV seis anos após transplante de células-tronco

Transplante foi realizado para tratamento de leucemia, mas fez com que infecção com HIV entrasse…

13 horas atrás
  • Destaque
  • TI

Novas regras de IA do WhatsApp colocam Meta sob investigação na União Europeia

Bloco europeu avalia impor medidas provisórias que podem suspender temporariamente políticas de IA da Meta…

14 horas atrás
  • Destaque
  • Notícias

Roblox é bloqueado na Rússia acusado de conteúdo impróprio para crianças

Órgão regulador afirmou que plataforma norte-americana dissemina matérias que podem “prejudicar o desenvolvimento espiritual e…

14 horas atrás