Destaque

WhatsApp, Instagram e Facebook devem ganhar versões pagas em breve

Instagram – A Meta confirmou que pretende lançar versões pagas do WhatsApp, do Instagram e do Facebook. A informação foi confirmada pela própria empresa ao site TechCrunch e indica que a novidade começará a ser testada nos próximos meses.

Segundo a companhia, a proposta é oferecer “experiências premium” por meio de diferentes pacotes de assinatura. Esses planos ainda estão em fase de testes e podem variar até que a Meta defina um modelo definitivo, incluindo a possibilidade de uso das plataformas sem anúncios.

LEIA: Google fecha acordo de US$ 68 milhões em processo que o acusava de escuta indevida

A discussão sobre versões pagas dos aplicativos ganhou força nesta semana após surgirem indícios de que o WhatsApp poderia exibir anúncios em algumas áreas do app, que seriam removidos para usuários assinantes.

De acordo com as informações divulgadas, o funcionamento básico dos aplicativos continuará gratuito. A assinatura serviria para liberar recursos adicionais, dar mais controle ao usuário sobre interações e ampliar as formas de compartilhamento e conexão dentro das plataformas.

A estratégia também representa uma nova fonte de receita para a Meta, especialmente no caso do WhatsApp, que hoje gera menos retorno financeiro em comparação com outras áreas da empresa. Além disso, a companhia disponibiliza gratuitamente recursos ligados ao seu modelo de linguagem e às funções da Meta AI.

Entre as vantagens previstas para os planos pagos estão ferramentas voltadas à produtividade e à criatividade, com acesso ampliado a recursos de inteligência artificial. Algumas das funcionalidades especuladas incluem soluções de IA generativa para vídeos, como o Vibes, além de tecnologias ligadas à Manus, empresa especializada em agentes de IA recentemente adquirida pela Meta.

No Instagram, possíveis exclusividades teriam sido identificadas no código da plataforma, como a criação ilimitada de listas de amigos, a visualização de quem não retribuiu um follow e a possibilidade de assistir a Stories de forma anônima.

As assinaturas premium serão independentes do Meta Verified, serviço que oferece o selo azul de verificação e outros benefícios para perfis pessoais e comerciais. Até o momento, a Meta não divulgou valores nem datas específicas, afirmando que pretende ouvir os usuários e coletar sugestões durante a fase inicial de testes dos novos planos.

(Com informações de Tecmundo)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Pixel Desenvolvimento

Publicado por
Pixel Desenvolvimento
Tags: sindical

Veja Também

  • Destaque

Embraer firma acordo com grupo indiano para fabricação de aeronaves

Acordo prevê linha de montagem, cooperação industrial e geração de empregos no país asiático

4 minutos atrás
  • Destaque

Doom ultrapassa mais um limite e funciona em fones sem fio

Experimento mostra como o clássico jogo continua sendo usado para testar limites de hardware

15 minutos atrás
  • Destaque

Hacker ética monitora grupo extremista e impede possível ataque a escola

Atuação identificou plano violento de adolescente ligado a grupo extremista e resultou em apreensão de…

34 minutos atrás