Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

Bancos públicos vão oferecer empréstimo consignado para CLT

Bancos públicos vão oferecer empréstimo consignado para CLT

Planejamento do governo prevê atuação de bancos públicos na oferta de crédito através de empréstimo consignado privado

Empréstimo consignado – A nova modalidade de empréstimo (consignado privado) está próxima do lançamento e a pedido dos bancos privados, não haverá exigência de teto de juros, diferente da modalidade para o INSS. No entanto, o governo espera que o Banco do Brasil e a Caixa trabalhem para incentivar taxas menores.

O público-alvo da modalidade são os trabalhadores da iniciativa privada com carteira assinada e se espera uma forte disputa entre os bancos públicos e privados para oferecer o serviço com as menores taxas de juros.

LEIA: Palantir dispara na Bolsa e amplia influência no governo dos EUA

O setor bancário prevê um forte impacto no mercado e aumento de R$80 para 120 bilhões na carteira de crédito consignado privado. A medida acontece justamente no momento do país em que o Banco Central aumenta os juros com objetivo de controlar a inflação, elevando a taxa Selic para 13,25%.

A expectativa é que a implantação do novo modelo não seja demorada, pois ela está no foco do Banco Central como uma medida que deverá ajudar no controle da inflação e contribuir para o aumento do PIB.

Defensores da medida acreditam que o crédito consignado privado vai reduzir o custo dos empréstimos e, consequentemente, o risco, tendo como garantia o salário do trabalhador.

(Com informações de Folha de S. Paulo)
(Foto: Reprodução/Freepik/jcomp)

Compartilhe:

Outras publicações