Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

Brasil ganha 25 mil novas vagas em capacitação digital; entenda

Brasil ganha 25 mil novas vagas em capacitação digital; entenda

Inscrições começaram na última sexta-feira (12); qualquer pessoa com ensino médio concluído ou em andamento pode participar

Capacitação digital – O programa Hackers do Bem anunciou a abertura de 25 mil oportunidades para seus cursos gratuitos de Nivelamento e Básico em cibersegurança. As inscrições, iniciadas em 12 de setembro, devem ser feitas exclusivamente no site oficial da iniciativa. Podem participar candidatos de qualquer região do país que já tenham finalizado ou estejam cursando o ensino médio.

Criado com o objetivo de capacitar novos especialistas e fortalecer o Brasil diante dos desafios digitais, o Hackers do Bem já certificou mais de 36 mil participantes desde janeiro de 2024. A ação é financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Programa Prioritário em Informática (PPI) da Softex, e executada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em cooperação com o Senai-SP.

LEIA: Conheça nova ameaça digital com uso de IA: “Vibe-hacking”

A capacitação é organizada em cinco etapas: nivelamento, básico, fundamental, especialização e residência (presencial). As atividades incluem aulas on-line e exercícios práticos sob coordenação da Escola Superior de Redes (ESR), unidade educacional da RNP.

De acordo com Leandro Guimarães, diretor-adjunto da ESR, a iniciativa já está entre as maiores do mundo em formação na área. “Esse sucesso permitiu a abertura de novas vagas, ampliando o acesso de jovens e profissionais às oportunidades de inserção no mercado de cibersegurança. Seguimos firmes no compromisso de preparar talentos para um futuro mais seguro e conectado”, afirmou.

O curso de Nivelamento, com 80 horas de duração, aborda noções de hardware, redes, internet e lógica de programação. O curso Básico, de 64 horas, trata de computação em nuvem, desenvolvimento, detecção de ameaças digitais, criptografia e práticas de governança, risco e compliance.

Ao concluir as formações, todos os alunos recebem certificado e acesso ao Hub Hackers do Bem, espaço virtual dedicado ao networking, à troca de experiências, ao desenvolvimento de projetos e ao acompanhamento das tendências em cibersegurança.

Conheça o Sindplay

Outra maneira de se aprofundar em técnicas de cibersegurança é pelo Sindplay. O streaming de TI possui cursos na área de segurança da informação, desenvolvimento de softwares, desenvolvimento para a internet, administração de sistemas e redes, ciência de dados, inteligência artificial, gestão de projetos de TI, blockchain e tecnologias de moedas digitais, entre outras áreas.

Criado em parceria com a Academia Forense Digital (AFD), o Sindplay oferece aos alunos material de apoio, emissão de certificado com carga horária e conteúdo programático dos cursos. A plataforma já possui mais de 140 cursos disponíveis aos seus mais de 15 mil alunos, com valor de mercado avaliado em mais de R$ 100 mil.

Sócios e contribuintes dos sindicatos integrados à Fenati têm bolsa integral de acesso à ferramenta, apelidada pela mídia especializada de “Netflix de TI”. Prova disso é que o Sindplay foi premiado no quesito Inovação e Transformação Digital no SindMais 2024. (Acesso o Sindplay clicando aqui)

(Com informações de Convergência Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Compartilhe:

Outras publicações