Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

brasil-paises-expostos-fraudes-digitais-mundo

Brasil é um dos países mais expostos a fraudes digitais no mundo

Estudo internacional mostra que o país caiu cinco posições e agora ocupa o 101º lugar entre 112 nações avaliadas

Fraudes digitais – O Brasil aparece entre os países mais vulneráveis a fraudes digitais no mundo, segundo o Global Fraud Index, relatório elaborado pela Sumsub em parceria com a Statista e outras instituições internacionais. O país ocupa a 101ª posição entre 112 nações avaliadas, figurando como o mais mal colocado da América Latina no levantamento.

O estudo considera fatores como taxas de ataque, estabilidade econômica, regulamentação, acesso a recursos digitais e intervenção governamental. Na comparação com o ano anterior, o Brasil caiu da 96ª para a 101ª posição, com piora nos indicadores de saúde econômica e intervenção do governo, mas teve avanços em acesso a recursos digitais.

LEIA: Projetos de IA recebem investimentos bilionários para modernizar indústria brasileira

No topo da lista, Luxemburgo aparece como o país mais protegido contra fraudes digitais, seguido por Dinamarca, Finlândia, Noruega e Países Baixos. Singapura, que liderava o ranking em 2024, caiu para a 10ª colocação.

A Europa concentra a maior parte dos países mais seguros, enquanto a América Latina permanece em posição intermediária. O Uruguai é o mais bem-classificado da região, na 30ª posição, e o Peru teve um salto de 24 posições. Já a Guiana registrou a maior queda, perdendo 27 colocações.

De acordo com Cesar Pérez Orozco, sócio de Forensic da KPMG México, o cenário evidencia a necessidade de reforçar os mecanismos de segurança digital no continente.

“Na América Latina, o Brasil e Colômbia figuram entre os países menos protegidos contra a fraude digital. É importante notar que nenhum país latino-americano aparece no Top 15 global, o que evidencia uma oportunidade urgente de fortalecer as capacidades de prevenção e resiliência na região”, afirmou.

Na outra ponta do ranking, Paquistão mantém a última posição pelo segundo ano consecutivo, seguido por Indonésia, Nigéria e Índia, completando a lista das nações mais vulneráveis a fraudes digitais.

(Com informações de It Forum)
(Foto: Reprodução/Freepik/Vectormer)

Compartilhe:

Outras publicações