Meta – O cabo subaquático Malbec, operado pela Meta, conecta Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) a Buenos Aires, na Argentina. Agora, o Rio Grande do Sul será integrado à rota. A companhia confirmou que a expansão do projeto, que deve ser finalizada até o final de 2027, incluirá Porto Alegre (RS).
Lançado em junho de 2021, o Malbec é resultado de uma colaboração entre a Meta e a V.tal (antiga Globenet). Com mais de 2.500 km de extensão, o cabo já tinha a incorporação da capital gaúcha em seus planos desde sua inauguração, mas a confirmação ocorreu apenas recentemente.
LEIA: Discussão sobre regulamentação da IA dá prioridade a decisões automatizadas
Segundo a Meta, a nova etapa do projeto aumentará a eficiência na comunicação digital no sul do Brasil, favorecendo não apenas o Rio Grande do Sul, mas também Santa Catarina e Paraná:
“A expansão do Malbec para Porto Alegre é um marco da conectividade na América do Sul, beneficiando milhões de pessoas no Brasil e posicionando a capital gaúcha como o primeiro grande hub digital internacional do sul do país. Contribuirá para a atração de empresas de infraestrutura digital, baixando custos para empresas e melhorando serviços ao consumidor”, afirmou Ana Luiza Valadares, diretora de políticas públicas da Meta.
Por que a expansão do Malbec desperta interesse?
Além de ser o primeiro cabo subaquático a alcançar o Rio Grande do Sul, a iniciativa eleva a capacidade de transmissão de dados na região, beneficiando não só a Meta, mas também outras instituições, públicas ou privadas. A empresa destacou que o Malbec possibilitará acesso mais veloz à internet não apenas no Brasil e na Argentina, mas também no Chile, Paraguai e Uruguai.
Vale mencionar que o Malbec não é o único empreendimento do tipo no país. Atualmente, o Brasil possui aproximadamente 15 cabos subaquáticos em operação.
(Com informações de Tecnoblog)
(Foto: Reprodução/Freepik/nick_p1cn1c)