Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

Empresas de tecnologia ampliam ações para inclusão de mulheres

Empresas de tecnologia ampliam ações para inclusão de mulheres

Companhias têm implementado programas que vão de meta de recrutamento de mulheres a benefícios ampliados

Inclusão – A presença feminina no setor de tecnologia ainda é limitada: apenas 34,2% dos profissionais da área são mulheres, segundo dados da Brasscom. Para enfrentar essa disparidade, empresas têm ampliado iniciativas voltadas à inclusão, que vão desde programas de mentoria até políticas de recrutamento e benefícios corporativos.

Na BlaBlaCar, por exemplo, o programa global de mentoria RISE já envolveu 128 colaboradoras desde 2022. No Brasil, os resultados se destacam: atualmente, 62% dos cargos de liderança da startup são ocupados por mulheres, entre elas, a presidente local, Tatiana Mattos, que também foi participante da iniciativa.

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O iFood mantém o programa Elas São, voltado especificamente para a contratação de engenheiras e desenvolvedoras de software. Nas últimas edições, foram oferecidas mais de 100 vagas, distribuídas entre posições júnior e sênior.

Já a Siemens Energy aposta tanto em formação de lideranças femininas, com iniciativas como o Female Leadership Program Latam e o Catalyst Program, quanto em metas de contratação, com metade das vagas de estágio da companhia destinada a mulheres. Além disso, a empresa oferece benefícios ampliados, como licença-maternidade de seis meses, licença-paternidade estendida a 60 dias e subsídios para creche e babá até os quatro anos de idade dos filhos dos colaboradores.

Essas medidas refletem um movimento crescente de empresas de tecnologia para reduzir a desigualdade de gênero em um mercado ainda marcado pela predominância masculina, sobretudo em funções técnicas e de liderança.

(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik/lifestock)

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