Estudantes brasileiros terão que abrir redes sociais para obter visto dos EUA
Visto – A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil anunciou, neste domingo (24), que brasileiros que desejam solicitar os vistos F, M e J deverão manter suas redes sociais em modo público. As categorias são voltadas a estudantes do Ensino Fundamental, Médio, cursos de idiomas e intercâmbios acadêmicos, de estágio ou pesquisa.
Em publicação no X, a Embaixada norte-americana afirmou que a medida é obrigatória e serve para garantir que sejam feitas todas as verificações necessárias antes da entrada no país. “Essa medida permite que sejam feitas todas as verificações necessárias para avaliar se o solicitante atende aos requisitos para entrada nos Estados Unidos”, diz a nota.
LEIA: Viagens no Mercosul não terão mais cobrança de roaming
Apesar do anúncio, não foram detalhadas quais redes sociais precisarão ser abertas ou se a exigência vale para todas as plataformas utilizadas pelos solicitantes.
A checagem de perfis não é exatamente inédita. Em março, os Estados Unidos aprovaram uma legislação que autorizava esse tipo de verificação. Em junho, a Embaixada no Brasil informou que passaria a adotar o procedimento, o que levou à pausa temporária na concessão dos vistos para que a operação fosse adaptada.
Por enquanto, não há indicação de que a exigência se estenda a outras categorias de visto, como B-1 (negócios) e B-2 (turismo).
(Com informações de Tecmundo)
(Foto: Reprodução/Freepik/DC Studio)
Nova norma libera uso de computação em nuvem para informações reservadas e secretas, desde que…
Apesar de criança ter tido conversa inocente com chatbot, relato viral do pai trouxe debate…
Com mais de 300 mil vagas abertas, empresas do setor têm adotado modelos flexíveis de…