Destaque

EUA exige que candidatos a visto tenham redes sociais abertas

EUA – A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil informou nesta quarta-feira (25) que o governo americano passará a monitorar as redes sociais de candidatos a visto de estudante. Segundo comunicado, os solicitantes deverão manter seus perfis públicos para permitir uma verificação “abrangente e minuciosa” por autoridades migratórias.

A decisão ocorre no contexto de medidas mais rígidas de imigração anunciadas pelo governo do presidente Donald Trump, cumprindo promessa de campanha. A medida vale para candidatos aos vistos F (instituições acadêmicas, como universidades), M (instituições vocacionais) e J (intercâmbios educacionais e culturais, incluindo pesquisadores e professores).

LEIA: IBGE e Serpro lançam parceria para otimizar dados para órgãos federais

“Utilizamos todas as informações disponíveis durante a triagem para identificar solicitantes inadmissíveis, especialmente aqueles que representam ameaça à segurança nacional”, afirma o texto. O monitoramento visa identificar conteúdos “hostis aos Estados Unidos, seu governo, cultura, instituições ou princípios fundadores”.

A medida, formalizada pelo Departamento de Estado na semana passada, integra as condições para retomar a concessão de vistos – suspensa desde maio. Os consulados americanos no Brasil retomarão “em breve” o agendamento de entrevistas.

A embaixada enfatizou que a concessão de vistos é “acima de tudo uma decisão de segurança nacional”, exigindo “vigilância rigorosa”. O Departamento de Estado justificou a ação como necessária para “proteger os EUA e seus cidadãos”.

“Obter um visto para os EUA é um privilégio, não um direito”, declarou a representação diplomática. “Todos os solicitantes devem comprovar de forma credível sua elegibilidade […] incluindo a intenção de participar exclusivamente de atividades compatíveis com os termos de sua admissão.”

(Com informações de g1)
(Foto: Reprodução/Freepik/EyeEm)

Julia Stoever

Publicado por
Julia Stoever
Tags: sindical

Veja Também

  • Destaque

Investimentos em robôs humanoides se baseiam em ilusões, diz especialista

Para Rodney Brooks, bilhões estão sendo aplicados em máquinas inviáveis, incapazes de reproduzir a complexidade…

13 horas atrás
  • Destaque

Universidades detectam redações feitas por IA com facilidade: ‘genéricos’

Pesquisadores analisaram cerca de 30 mil redações de alunos e treinaram ferramenta que detecta IA…

14 horas atrás
  • Destaque

Justiça pode obrigar Google a vender ala de anúncios digitais em ação contra monopólio

Decisão da Justiça dos EUA pode impor desmembramento à big tech e mudar o futuro…

14 horas atrás