IA – A Polícia Civil do Rio de Janeiro desarticulou um esquema que enganava fiéis por meio de ligações telefônicas com orações criadas por inteligência artificial. Ao todo, 35 pessoas foram presas, incluindo um pastor. As investigações apontam que o chamado “call center da fé” operava em Nilópolis, na Baixada Fluminense, e causou um prejuízo estimado em R$ 3 milhões.
Segundo informações do UOL, o grupo criminoso ligava para as vítimas oferecendo orações em troca de dinheiro. Os atendentes seguiam roteiros definidos e usavam abordagens específicas durante as ligações. Após aceitarem as orações, os fiéis faziam transferências via Pix ou boleto bancário, geralmente no valor de R$ 50, para a esposa do pastor envolvido.
LEIA: Supremo dá prazo para Congresso regulamentar impactos da automação no trabalho
Com o pagamento confirmado, os golpistas recorriam a ferramentas de inteligência artificial para criar as orações, adaptando o conteúdo às necessidades relatadas por cada vítima.
De acordo com a Polícia Civil, o local funcionava como uma verdadeira empresa: todos os funcionários tinham metas de ligações e de lucro a cumprir. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos no golpe.
(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik/user8285578)