Categorias: Legislação

Governo prepara proposta que extingue escala 6×1 e fixa jornada de 40 horas

Escala 6×1 – Diante do bloqueio nas negociações da subcomissão que discute o fim da escala 6×1, o governo federal decidiu apresentar um relatório próprio para substituir o texto do deputado Luiz Gastão (PSD-CE).

A nova versão, formulada pelo Palácio do Planalto, elimina de forma direta o modelo 6×1 e estabelece uma jornada 5×2, limitada a 40 horas semanais e oito horas diárias — movimento que busca reforçar o protagonismo do Executivo em uma pauta que Lula pretende levar como vitrine em 2026.

LEIA: Paramount contra-ataca Netflix com oferta de US$ 108 bilhões pela Warner

Designado pelo presidente, o ministro da Secretaria-Geral, Guilherme Boulos, irá pessoalmente ao Congresso para defender o parecer alternativo. A proposta redigida pelo Planalto prevê um período de adaptação, começando por uma jornada de 42 horas semanais em 2027 e chegando ao limite de 40 horas a partir de 2028.

O texto também impede reduções salariais, veta acordos individuais que ampliem flexibilizações, garante dois dias consecutivos de descanso semanal — com ao menos um domingo a cada três semanas — e inclui a revisão das regras aplicadas aos comerciários para adequar o setor ao novo formato.

A iniciativa é uma resposta à recepção negativa do relatório de Gastão, que não prevê o fim do 6×1. O parlamentar propõe apenas uma redução gradual da carga semanal — 42 horas no primeiro ano, 41 no segundo e 40 no terceiro — além de sugerir desoneração da folha para empresas com grande dependência de mão de obra, como forma de mitigar eventuais impactos econômicos.

Para o governo, porém, o texto do relator não enfrenta o cerne do problema nem atende às expectativas criadas no próprio colegiado.

(Com informações de Extra Globo)
(Foto: Reprodução/Agência Brasil/Marcelo Camargo)

Caio Simidzu

Publicado por
Caio Simidzu
Tags: sindical

Veja Também

  • Destaque

Golpe até no luto: site prometem cartas psicografas, e clientes denunciam fraude

Plataformas cobram por suposta comunicação com mortos, usam imagens de pessoas que não são médiuns…

15 horas atrás
  • Destaque

ColaboraGov passa a ter diretrizes para segurança da informação e incidentes cibernéticos

Regras estabelecem como serão tratadas ocorrências envolvendo dados e sistemas operados de forma compartilhada

15 horas atrás
  • Destaque

Mulher tem surto psicótico após acreditar que conversava com irmão morto pelo ChatGPT

Chatbot mencionou conceitos como “ressurreição digital” após mulher pedir ajuda para encontrar irmão falecido

15 horas atrás