Hackers – Nos últimos dias, alunos, funcionários e afiliados da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, receberam e-mails com ameaças de vazamento de dados. As mensagens, supostamente enviadas pela Escola de Pós-Graduação em Educação (GSE), na verdade foram disparadas por um grupo de hackers.
“Temos práticas de segurança terríveis e somos completamente não meritocráticos. Adoramos quebrar regras federais como a FERPA (todos os seus dados vazarão)”, dizia a mensagem dos invasores, em tom de deboche.
LEIA: Acordo com China pode garantir fornecimento de semicondutores para montadoras no Brasil
De acordo com o portal TechCrunch, o porta-voz da universidade, Ron Ozio, confirmou que a instituição está conduzindo uma investigação interna sobre o incidente. No entanto, ele não podia afirmar se houve, de fato, roubo de dados pelos criminosos.
A recomendação oficial é que ninguém aceite as exigências dos hackers, que pedem a interrupção total das doações à universidade. O grupo ameaça divulgar as informações obtidas caso o pedido não seja atendido.
Possível motivação política
O ataque ocorre pouco depois de a Universidade da Pensilvânia recusar uma proposta da Casa Branca relacionada ao financiamento federal. O chamado “Pacto para a Excelência Acadêmica no Ensino Superior”, promovido pelo governo Trump, condicionava o recebimento de recursos à adoção de políticas específicas, como o fim das ações afirmativas e a limitação da matrícula de estudantes estrangeiros a 15%.
Os signatários do pacto também precisariam adotar medidas contra instituições e docentes que “pune[m], menospreza[m] ou estimula[m] a violência contra ideias conservadoras”, além de exigir testes padronizados no processo de admissão.
Em comunicado, a universidade afirmou que as condições impostas “entram em conflito com o ponto de vista, a diversidade e a liberdade de expressão”, ressaltando que esses princípios são essenciais para o papel das universidades na democracia e na sociedade.
(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik/Alizay)