Legislação

Projeto torna participação de sindicatos em homologações obrigatória; saiba

Participação de sindicatos em homologações – O Senado Federal abriu consulta pública sobre um projeto de lei que retoma a obrigatoriedade de participação do sindicato no processo de demissão de um funcionário que esteja há ao menos um ano no emprego.

O texto de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) propõe que o parágrafo 1º do Artigo 447 da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) volte a vigorar, após o trecho ser revogado pela Reforma Trabalhista de 2017. O parágrafo em questão diz que:

“O pedido de demissão ou recibo de quitação de rescisão do contrato de trabalho, firmado por empregado com mais de um ano de serviço, só será válido quando feito com a assistência do respectivo Sindicato profissional ou perante autoridade trabalhista definida em lei.”

LEIA: Presidente do Dataprev defende estatais de TI após críticas do mercado; veja entrevista

Segundo a justificativa do senador, o fim da obrigatoriedade da assistência sindical na rescisão de um contrato enfraquece as relações de trabalho ao retirar dos sindicatos uma de suas principais prerrogativas, além de dificultar a fiscalização das normas trabalhistas vigentes.

“Importante ressaltar também que todas as verbas rescisórias, prazos para quitação, condições de pagamento e apresentação de documentos, como guias do FGTS e do seguro-desemprego, estão mantidas na legislação vigente, os quais eram conferidos pelo sindicato no ato da homologação da rescisão do contrato de trabalho, enquanto assistente do trabalhador”, argumenta o projeto.

No texto, o senador aponta ainda que a medida ajudaria a reduzir o número de ajuizamento de ações trabalhistas, “uma vez que a maioria dessas ações se dá em razão de pagamentos equivocados das verbas rescisórias, constituindo, portanto, em garantia para os próprios empregadores”.

Para conferir a proposta na íntegra e votar a favor do projeto, acesse a página do Senado por este link, clique em “opine sobre esta matéria” e vote SIM.

(Fonte: Senado Federal)
(Foto: Reprodução)

Vini

Publicado por
Vini

Veja Também

  • Destaque

Bananas, pães e geladeiras falantes: tendência com IA domina Instagram e TikTok

Conteúdos misturam personagens falantes, entretenimento e dicas práticas, enquanto especialistas alertam para a falta de…

10 horas atrás
  • Destaque

Banco de dados com 150 milhões de logins é encontrado aberto na web

Base de dados reunia logins de e-mails, redes sociais, serviços financeiros, governos e plataformas de…

10 horas atrás
  • Destaque

Polícia fecha escritório dedicado a aplicar golpes em São Paulo

Ação identificou estrutura criminosa que funcionava em prédio comercial e empregava cerca de 100 pessoas

11 horas atrás