Projeto que estende licença-paternidade ganha prioridade na Câmara
Licença-paternidade – A Câmara dos Deputados aprovou regime de urgência a um projeto de lei que amplia a licença-paternidade para 15 dias. A votação ocorreu na quarta-feira (16), pouco mais de uma semana após o prazo definido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Congresso deliberasse sobre o tema.
Além de aumentar o tempo de afastamento, o Projeto de Lei 3935/08, do Senado, assegura proteção ao emprego durante a licença e garante estabilidade por 30 dias após seu encerramento, impedindo demissões sem justa causa nesse período. A licença será contada a partir do nascimento da criança, e o trabalhador poderá solicitá-la mediante apresentação da certidão de nascimento.
LEIA: Trabalho híbrido ajuda a manter talentos nas empresas
O benefício também contempla pais adotantes, que terão direito à licença independentemente da idade da criança acolhida. Em casos em que o parto ou a adoção ocorra durante as férias do empregado, o início da licença será no primeiro dia útil após o término das férias.
Se o pedido for feito durante as férias e restarem menos de 15 dias para o fim do descanso, o período de férias será prorrogado automaticamente. As novas regras valem para trabalhadores com carteira assinada, abrangidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), assegurando manutenção integral de salário e função durante todo o afastamento.
Atualmente, a licença-paternidade é de cinco dias, com possibilidade de ampliação por mais dez dias em empresas participantes de programas específicos. Pelo projeto, o total de 15 dias poderá ser requerido de forma simplificada, mediante simples notificação ao empregador.
(Com informações de Jovem Pan)
(Foto: Reprodução/Freepik)
Operação atingiu 80 países e expôs dados de praticamente todos os cidadãos americanos, afirmam autoridades…
Levantamento global mostra que mais da metade dos trabalhadores em tecnologia está insatisfeita com salário…
Mais de 20 líderes de tecnologia e negócios confirmaram presença em encontro no Rose Garden…