receita-federal-calculadora-reforma-tributaria
Receita Federal – A Receita Federal disponibilizou uma Calculadora de Tributos desenvolvida para auxiliar na adaptação às regras da reforma tributária. A ferramenta está disponível gratuitamente e pode ser acessada tanto por meio de uma versão online (via computador, celular ou tablet) quanto pela instalação de um software voltado ao uso profissional e integração com sistemas contábeis de empresas.
A calculadora já considera as alíquotas previstas para o período de testes em 2026, quando os novos tributos ainda não estarão sendo cobrados. Nesse cenário, são simulados os percentuais de 0,9% para a CBS (Contribuição Sobre Bens e Serviços, da esfera federal) e 0,1% para o IBS (Imposto Sobre Bens e Serviços, aplicado por estados e municípios). Também está prevista a exclusão de PIS/Cofins, ICMS e ISS da base de cálculo dos novos tributos.
LEIA: PJ com rotina de CLT? Saiba quando pedir vínculo de trabalho na Justiça
No início de julho, a Receita já havia liberado um ambiente restrito para testes com o novo portal da reforma. Segundo o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), o país movimenta até 25 mil transações de consumo por segundo, o que representa cerca de 70 bilhões de documentos fiscais e pode chegar a 800 bilhões de operações anualmente.
Com a implementação completa da reforma até 2032, o armazenamento dessas operações deverá ocupar um espaço 5,6 vezes maior do que a atual demanda da Receita Federal, de acordo com Robson Lima, gestor do Serpro no Projeto Nacional da Reforma Tributária Brasileira.
(Com informações de Folha de S. Paulo)
(Foto: Reprodução/Freepik)
Operação atingiu 80 países e expôs dados de praticamente todos os cidadãos americanos, afirmam autoridades…
Levantamento global mostra que mais da metade dos trabalhadores em tecnologia está insatisfeita com salário…
Mais de 20 líderes de tecnologia e negócios confirmaram presença em encontro no Rose Garden…