Notícias

Mudança no saque-aniversário do FGTS vai impulsionar economia com 12 bilhões

Saque-aniversário do FGTS – O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) anunciou que será publicada na próxima sexta-feira (28) uma medida provisória (MP) que irá permitir o saque de recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para quem teve o saldo bloqueado ao optar pelo saque-aniversário.

De acordo com a pasta, a MP vai injetar R$ 12 bilhões na economia e vai beneficiar 12,1 milhões de pessoas.

LEIA: Aprenda sobre Google Hacking em novo curso do Sindplay

O saque-aniversário, criado durante o governo Bolsonaro, inclui uma trava que só permite o saque do FGTS após dois anos da demissão, tendo o trabalho demitido acesso apenas à multa rescisória de 40%. Desde o início, a regra foi denunciada como injusta pelo movimento sindical por desamparar o trabalhador no momento de maior necessidade e bloquear acesso a um recurso que pertence a ele.

Nesta quarta-feira (26), líderes sindicais estão em Brasília para acompanhar o anúncio oficial das novas regras, que foram alteradas a partir da demanda dos representantes dos trabalhadores. Entenda o que muda:

Os valores serão creditados, em duas etapas, na conta cadastrada no FGTS.

– No primeiro momento, o saldo será liberado até o limite de R$ 3 mil;

– Caso o valor seja superior, o restante será liberado após 110 dias da publicação da medida.

Após o prazo definido, os trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário e forem demitidos não poderão mais acessar o saldo, que permanecerá retido.

Saiba as regras atuais do saque do Fundo de Garantia e o que muda:

Saque-rescisão

Disponível há mais de 30 anos, o saque-rescisão permite ao trabalhador sacar de forma integral os recursos do FGTS ao ser demitido sem justa causa. O valor inclui a multa rescisória, quando aplicável, e é a modalidade padrão pela qual o trabalhador tem acesso ao fundo.

Saque-aniversário

Criado em 2020, o saque-aniversário permite que o trabalhador retire parte do saldo uma vez por ano, no mês do seu aniversário. Essa modalidade é opcional e, para aderir, o trabalhador precisa fazer uma solicitação pelo site ou aplicativo do FGTS. O percentual disponível para o saque nesta modalidade varia entre 5% e 50% do saldo do FGTS, além de uma parcela adicional.

Mudanças com a nova medida

A Medida Provisória que será assinada pelo presidente Lula irá alterar o tempo de espera, de forma que os trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário possam sacar todo o valor disponível no FGTS.

O trabalhador que optou pelo saque-aniversário só podia sacar o valor da multa rescisória de 40% sobre o saldo do FGTS, enquanto o restante ficava retido para ser retirado em futuros saques-aniversários. O trabalhador então teria que esperar dois anos para acessar os todos os recursos do fundo.

Com a nova regra, o trabalhador não vai precisar esperar por dois anos para ter acesso ao valor integral, o que também vale para quem foi demitido sem justa causa e estiver inscrito na modalidade de saque-aniversário.

No entanto, a MP tem um prazo de validade e só se torna permanente caso seja aprovada pelo Congresso Nacional. Após o vencimento da MP, os trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário e forem demitidos não poderão acessar o saldo.

(Com informações de G1)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Julia Stoever

Publicado por
Julia Stoever
Tags: sindical

Veja Também

  • Destaque

Saúde: compre com desconto em dezenas de farmácias parceiras, acumule cashback e zere sua contribuição na Bee Fenati!

Sócios e contribuintes dos sindicatos filiados à Fenati acessam preços especiais e/ou cashback em redes…

11 horas atrás
  • Notícias

Senado adia debate sobre fim da escala 6×1 em semana de atividades reduzidas

Proposta segue sem encaminhamento à CCJ e acumula quase um mês de espera após aprovação…

12 horas atrás
  • Notícias

Receita libera consulta ao maior lote de restituição da história do IR

Segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2026 contempla mais de 9,5 milhões de…

15 horas atrás