Deepfakes – O YouTube voltou ao centro do debate sobre privacidade digital após vir à tona que sua ferramenta de “detecção de semelhança”, criada para permitir que criadores solicitem a remoção de deepfakes, está vinculada à Política de Privacidade do Google. O documento permite o uso de conteúdo biométrico disponível publicamente para treinar modelos de inteligência artificial, o que acendeu um alerta entre especialistas.
A plataforma afirmou à CNBC que nunca utilizou esse tipo de dado para treinar sistemas de IA e que revisará a linguagem do programa para deixá-la mais clara. No entanto, não pretende alterar sua política central, que continua permitindo o uso de conteúdo biométrico público.
LEIA: Governo indiano manda instalar app estatal em todos os celulares vendidos no país
Lançado em outubro, o recurso identifica quando o rosto de um criador aparece de forma manipulada em vídeos publicados na plataforma. Para usá-lo, o YouTube exige o envio de um documento oficial e de um vídeo biométrico, reforçando que essas informações servem apenas para verificação de identidade e para o funcionamento da ferramenta.
A expectativa é que, até janeiro, mais de 3 milhões de participantes do Programa de Parcerias do YouTube tenham acesso ao sistema.
Ainda assim, empresas especializadas em proteção de imagem, como Vermillio e Loti, afirmam que não recomendam a adesão ao recurso. Para elas, o fato de a ferramenta estar vinculada à política de privacidade do Google abre margem para o uso futuro dos dados, especialmente em um cenário em que vídeos gerados por IA avançam rapidamente. A imagem dos criadores, observam, tornou-se um ativo estratégico.
Mesmo com a ferramenta, o médico e influenciador Mikhail Varshavski, conhecido como “Doctor Mike”, relata encontrar semanalmente deepfakes usando sua voz e seu rosto em anúncios falsos.
Segundo ele, o risco cresce à medida que modelos como o Sora, da OpenAI, e o Veo 3, do Google, tornam cada vez mais fácil reproduzir pessoas públicas com alta fidelidade.
O YouTube afirma estudar formas de futura monetização para casos de uso não autorizado de imagem, mas ainda não apresentou prazos ou propostas concretas.
(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik/garakta_studio)