Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

Empresas têm interesse em IA, mas temem falta de conhecimento na área

Empresas têm interesse em IA, mas temem falta de conhecimento na área

CEOs apontam escassez de mão de obra especializada e falta de infraestrutura como obstáculos para investir em IA

Interesse em IA – Estudo realizado pela Cisco mostra que 4 a cada 5 CEOs reconhecem as potencialidades da Inteligência Artificial e manifestam interesse em integrá-la em suas operações, porém temem que a falta de conhecimento sobre as ferramentas de IA possam dificultar as decisões.

74% dos executivos consultados ao redor do mundo têm essa preocupação. Na América do Sul o percentual é de 77%.

LEIA: Empresas serão responsáveis por saúde mental no trabalho a partir de maio

A pesquisa revela que 58% dos CEOs que participaram do levantamento temem pela possibilidade dessa limitação de conhecimento também dificultar o crescimento a ponto de colocar em risco as oportunidades de mercado e ficar ultrapassado em relação aos concorrentes.

Porém, os CEOs têm buscado apoio de líderes de TI e parceiros de confiança para capacitar os seus colaboradores, modernizar a infraestrutura e reforçar a segurança cibernética para aumentar a competitividade num futuro em que a IA será determinante.

A pesquisa da Cisco aponta que mais de 70% dos CEOs se preocupam em “perder espaço” para concorrentes e também com a perda de oportunidades devido à falta de conhecimento de TI e de infraestruturas – receios que já estão representando perdas reais.

Mais da metade dos CEOs (53% de CEOs no mundo e 52,1% na América do Sul) se importam com o fato da falta de investimento em tecnologia o colocarem em vantagem competitiva, enquanto dois terços estão preocupados com os custos da falta e investimentos em tecnologia.

Se o investimento em tecnologia não for feito agora, os CEOs acreditam que terão custos operacionais mais elevados, lucros mais baixos, produtividade reduzida e menor participação de mercado.

Os CEOs estão buscando investir IA pelo seu potencial transformador de: impulsionar a eficiência (para 69% deles), estimular a inovação (para 68% deles) e superar os concorrentes (para 54% deles).

No entanto, antes de realizar o investimento, os CEOs precisam se livrar das barreiras que os impedem de usar mais a IA: escassez de competências, limitações de infraestrutura e riscos de segurança.

“Empresas inteiras serão transformadas se conseguirem desbloquear o potencial da IA para inovar mais rapidamente, simplificar as suas operações e adaptar-se às disrupções digitais, mas ninguém pode fazer isso sozinho. É por isso que 96% dos CEOs confiam em seus parceiros para dar este salto.” disse Oliver Tuszik, presidente da Cisco EMEA.

O levantamento da Cisco mostra que o plano dos CEOs, no mundo, é investir em conhecimentos e competências, atualizar a infraestrutura e melhorar a segurança para se prepararem para as exigências da IA.

Para os CEOs sul-americanos, os dados são semelhantes: 63,8% dizem investir em conhecimento e competências para IA, 51,5% em atualizar sua infraestrutura de rede e 46,6% em aumentar a segurança.

Os CEOs estão gradualmente mais atentos aos seus CTOs e CIOs, com quase 80% deles reconhecendo o papel crucial desses executivos na orientação das decisões de negócios e de investimento. Eles também sabem que precisam de apoio especializado para a realização de seus planos: 96% estão buscando parceiros de confiança para preparar sua rede para a IA no futuro.

(Com informações de TI Inside)
(Foto: Reprodução/Freepik/DC Studio)

Compartilhe:

Outras publicações