Notícias

Novo saque do FGTS começa a ser liberado em março; veja calendário

FGTS – O pagamento dos valores do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para quem aderiu ao saque-aniversário e foi demitido depois será feito a partir de 6 de março, quando serão pagos os valores de até R$ 3 mil para quem tem conta na Caixa Econômica Federal e quem não é correntista do banco, mas nasceu entre janeiro e abril.

No dia seguinte, no dia 7 de março, os pagamentos serão liberados a quem não é cliente da Caixa e nasceu entre maio e agosto. Já quem nasceu nos meses restantes vai poder sacar o seu saldo do FGTS no dia 10 de março.

LEIA: Oportunidades em IA crescem, mas cibersegurança ainda lidera contratações

Quem tem mais de R$ 3 mil a receber terá a primeira parcela liberada baseado no mesmo calendário descrito acima. A primeira parcela será de R$ 3 mil. O restante do saldo será pago em junho, de acordo com o Ministério do Trabalho. O trabalhador vai receber o dinheiro diretamente na conta cadastrada pelo aplicativo do FGTS Caixa.

Vice-presidente do Agente Operador da Caixa, Rodrigo Hori expica que quem não tem conta cadastrada no aplicativo terá que fazer o saque presencialmente nas agências do banco, já que não há mais tempo hábil para se cadastrar no app a tempo de receber.

Cerca de 15% dos que têm direto a receber não tem a conta cadastrada no app do FGTS.

E eu, tenho direito?

A resposta é positiva caso você tenha aderido ao saque-aniversário para receber um valor do FGTS todo ano no mês de aniversário, mas acabou sendo demitido depois. Até a mudança anunciada pelo governo, o saldo residual de quem aderiu ao saque-aniversário ficava bloqueado.

Isto é, a nova Medida Provisória anuncia pelo governo federal vai beneficiar os trabalhadores que, entre janeiro de 2020 até o dia da publicação da MP, aderiram ao saque-aniversário e foram demitidos. Com a medida ele receberá o valor deste vínculo de trabalho, mesmo que já esteja em um novo trabalho, esclarece o ministério.

Ministro do Trabalho, Luiz Marinho estima que metade dos R$ 12 bilhões que serão liberados com a medida serão quitados na primeira etapa de pagamentos. O restante, 110 dias depois da publicação da MP, ou seja, em junho.

A primeira etapa de liberações – a com saques de até R$ 3 mil – vai atingir cerca de 93,5% dos 12,1 milhões de trabalhadores que têm direito aos recursos. O fim do saque-aniversário é uma medida defendida por Marinho desde que a atual gestão começou, em janeiro de 2023.

O ministro admite que não foi possível chegar a um consenso com o Congresso para acabar com a modalidade, logo a saída encontrada foi liberar os recursos retidos para quem optou pelo saque-aniversário.

“Eu vou continuar militando para acabar com o saque-aniversário. O saque-aniversário é uma distorção do papel do fundo. Agora, o governo não decide essas questões sozinhas. Ao consultar o Parlamento, eles disseram que não tem chance de prosperar, então não vou insistir em fato que não tem chance de prosperar”, disse Marinho durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (26).

Bloqueio será mantido após MP

O saque aniversário continuará a existir e a partir da edição da MP, o trabalhador que optar pela modalidade será avisado individualmente das consequências da escolha, como o não recebimento de valores em caso de demissão sem justa causa.

Criado pelo governo de Jair Bolsonaro, o saque-aniversário passou a valer em 2020 e autoriza o trabalhador a sacar parte do saldo do FGTS anualmente no mês do seu aniversário mediante adesão prévia.

No entanto, ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador perde a opção pelo saque-rescisão, em que é possível resgatar todo o valor do FGTS em caso de demissão sem justa causa.

Neste caso, o saldo residual só pode ser sacado após dois anos e é justamente esse saldo remanescente que será liberado pela MP do governo.

Confira o calendário de saques

Saques de até R$ 3.000

6 de março
– Todos que têm conta na Caixa
– Quem nasceu entre janeiro e abril e não é correntista da Caixa

7 de março
– Quem nasceu entre maio e agosto e não é cliente da Caixa

10 de março
– Quem faz aniversário entre setembro e dezembro e não tem conta no banco público

Saques a partir de R$ 3.000
– A segunda parcela será paga em junho para os valores superiores a R$ 3 mil

(Com informações de Folha de S. Paulo)
(Foto: Reprodução/Freepik/jcomp)

Thiago Manga

Publicado por
Thiago Manga
Tags: sindical

Veja Também

  • Destaque

Saúde: compre com desconto em dezenas de farmácias parceiras, acumule cashback e zere sua contribuição na Bee Fenati!

Sócios e contribuintes dos sindicatos filiados à Fenati acessam preços especiais e/ou cashback em redes…

11 horas atrás
  • Notícias

Senado adia debate sobre fim da escala 6×1 em semana de atividades reduzidas

Proposta segue sem encaminhamento à CCJ e acumula quase um mês de espera após aprovação…

12 horas atrás
  • Notícias

Receita libera consulta ao maior lote de restituição da história do IR

Segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2026 contempla mais de 9,5 milhões de…

15 horas atrás