Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

Tecnologia inspirada em Black Mirror permite simular consciência de personalidades da internet

Tecnologia inspirada em Black Mirror permite simular consciência de personalidades da internet

Plataforma usa inteligência artificial para recriar ideias, opiniões e estilo de influenciadores digitais

Black Mirror – Uma tecnologia semelhante à apresentada no episódio “Be Right Back”, da série britânica Black Mirror, foi desenvolvida no mundo real. A ferramenta, chamada Deep Reflection, utiliza inteligência artificial (IA) para coletar e simular as opiniões, ideias e o estilo de comunicação de personalidades e criadores de conteúdo que se expressam nas redes sociais.

No episódio da série, a personagem Martha perde o marido, Ash, em um acidente de carro. Em luto, ela adere a um serviço que permite conversar com pessoas falecidas a partir de dados coletados nas redes sociais. Com o tempo, ela atualiza sua assinatura até adquirir um robô em tamanho real com as feições e o comportamento do marido.

LEIA: Novo Consignado: Trabalhador já pode pedir para migrar dívida para outra instituição

Diferentemente da proposta distópica retratada na ficção, o Deep Reflection não pretende substituir pessoas falecidas. O objetivo da plataforma é simular a forma de pensar e se expressar de personalidades vivas, com foco em aplicações voltadas à criação de conteúdo.

A tecnologia pode ser usada para auxiliar influenciadores e produtores a direcionarem melhor seu material ao público, aumentar o engajamento de vídeos, textos ou áudios e até mesmo readaptar publicações antigas com estratégias mais eficientes, respeitando o estilo original de cada criador.

Para o público em geral, o software também oferece possibilidades criativas, como a geração de novas ideias por meio da combinação de insights de diferentes pessoas públicas com visões semelhantes.

“Deep Reflection é a primeira tecnologia baseada em IA que replica, expande e conecta pensamentos, ideias e conhecimento por meio de expressões, criando um modelo de reflexão interativo e personalizável que transforma a maneira como o público interage com criadores de conteúdo e mídias sociais”, diz o site da empresa.

(Com informação de CNN Brasil)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Compartilhe:

Outras publicações